.posts recentes

. Problema da Semana -

. Olimpíadas da Matemática ...

. Página aeme

. Problema da Semana - Alun...

. Problema da Semana - As c...

. Associação para a Educaçã...

. Problema da Semana - mais...

. Problema da Semana - até ...

. Problema da Semana - A tu...

. Olimpíadas da Matemática ...

.arquivos

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

.links

Quarta-feira, 21 de Março de 2007

Associação para a Educação Matemática Elementar

UMA ASSOCIAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ELEMENTAR

 

Se existem algumas crianças para as quais a matemática significa alimento para a  autoestima, divertimento, sucesso, desafio e aventura, porque insistimos tanto em rotular esta ciência tão negativamente? Autores de referência na educação matemática como Bento de Jesus Caraça defendem que existe uma forte afinidade entre a forma como a matemática se foi construindo ao longo da história da humanidade e a forma natural das crianças aprenderem. Ao mesmo tempo, sublinham que a dificuldade das crianças não está na aprendizagem da matemática enquanto ciência, mas antes na aprendizagem daquela matemática que as pessoas acreditam que as crianças podem aprender – a matemática escolar.

A recém fundada AEME - Associação para a Educação Matemática Elementar nasceu com a intenção de contrariar a tendência que as pessoas em geral têm de subestimar o potencial da matemática para atrair o interesse das crianças. A AEME surgiu no seio da equipe de formadores do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º Ciclo – Núcleo de Braga, que desde Setembro de 2005 desenvolve a sua actividade sob tutela do Instituto de Estudos da Criança – Universidade do Minho.

São objectivos desta colectividade promover o interesse social pela matemática elementar e o interesse profissional dos docentes e decisores pela educação matemática elementar.

Conscientes de que a origem das dificuldades do nossos alunos com a matemática transcendem amplamente o âmbito da realidade escolar em que a sua aprendizagem assume um carácter formal, os promotores desta iniciativa apostam na difusão de um modelo de aprendizagem natural orientado pelo princípio de que “se aprende matemática praticando matemática”. Contrapondo este princípio à crença da escola tradicional de que “só se pode praticar matemática se aprendermos matemática previamente”, a AEME aposta na promoção de uma cultura de entusiasmo pela matemática, reservando às comunidades extra-escolares um papel preponderante: confrontar as pessoas em geral com desafios mobilizadores do raciocínio à mesa do café, ou em qualquer lugar comum, criar recursos materiais para as escolas, tomar parte de decisões estruturantes ao nível do ensino da matemática, são exemplos de iniciativas que a AEME tem em vista desenvolver.

publicado por aeme às 21:25
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Atilio Bari a 31 de Março de 2009 às 04:18
Convido-os a assistir os traillers das nossas peças 'O HOMEM QUE CALCULAVA" e "LILAVATI", em cartaz em São Paulo - Brasil, no Youtube. Os endereços são

http://www.youtube.com/watch?v=I_rbLFUwVic

e

http://www.youtube.com/watch?v=D2emGpSXjIo

Se possível, gostaria de recebr comentários a respeito.

Grato,

Atilio Bari

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
blogs SAPO

.subscrever feeds